Tipos de impressão: Tampografia

Tampografia   

 

     A cada pedido, um produto diferente e para cada produto uma personalização que funciona para aquele material e que marque logos,

nomes e frases na mais alta qualidade. Os métodos são diversos e nem sempre os clientes estão a par de como eles funcionam e para qual fim e,

por que um processo tem valor de custo maior que outros,  já que proporciona uma impressão com qualidade incrível até em tecidos.

 

 

 

É um processo de impressão que acontece por uma transferência indireta de tinta a partir de um clichê¹ – que será mencionado

em outro post -, pré-gravado que contém o que deve ser impresso em baixo relevo² – que será mencionado em outro post -, com o auxílio de

um ”tampão” (almofada de silicone).

 

Exemplo de “Tampões” ou almofadas de silicone.

Esse método facilita a personalização de superfícies irregulares, planas e com curvaturas em geral, até mesmo as mais abstratas.

Inicialmente, ele era utilizado para impressões em áreas pequenas, e com o avanço da tecnologia esse sistema cresceu a nível industrial tornando

possível a impressão em espaços de até 300 x 300 mm.

Entre os produtos comuns gravados estão: canetas, pendrives, cadernos, canecas, copos e agendas.

 

            Curiosidade:

 

Teria surgido no século XIX, com o objetivo de decorar peças e utensílios da Rainha Vitória de forma rudimentar e manual.

Na época, utilizavam-se tampões de gelatina que duravam até cem impressões.

Conjunto de chá – Rainha Vitória.

 

Há também quem diga que esse sistema foi inventado em 1950 para decorar delicados e finos relógios na

Suíça – principalmente os femininos – e foi levada e aperfeiçoada na Alemanha, que é considerada seu berço de existência.