A diagramação é a disposição ou organização dos elementos gráficos colocados de forma clara para a leitura, no intuito de transformar dados em informações de fácil compreensão para o público alvo.
Vinculada em meios digitais ou impresso, é feita não somente para jornais mas para sites, livros, cartazes, revistas etc.
Sendo um dos trabalhos de design gráfico, envolve também profissionais de áreas como: editores, redatores, revisores, diretores de arte e fotógrafos a fim de que o projeto seja de melhor qualidade.
Para o desenvolvimento da diagramação é essencial que a empresa esteja a par de seu público alvo, visando o objetivo de solucionar problemas de legibilidade, ou seja, manter o formato de melhor clareza e garantir o interesse do cliente.
Esta distribuição de elementos gráficos no espaço da página exige alinhamento e clareza para a leitura do cliente, priorizando o padrão de identidade da empresa.
Elementos como título, foto, arte/ilustração, anuncio, tipografia (escolha da fonte) exigem facilidade de leitura e clareza:
A fonte deve ser evidente; procurar por combinações de cores; as imagens devem conciliar com o assunto do projeto, a contribuição dos profissionais da fotografia é essencial; é aconselhável não exagerar nos textos.