Campanhas com brindes que marcaram uma geração
Um memento, objeto que remete certa lembrança nostálgica, muitas vezes pode ser brindes promocionais ainda mais na cultura brasileira, onde todos guardamos certo nacionalismo por nosso time de futebol.
Então começamos relembrando dos Mini-Craques, lançados pelo Coca-Cola durante a copa de 98, eram pequenos bonecos dos jogadores da seleção em formato cartunesco, os consumidores podia conseguir tais brindes trocando tampinhas de garrafa em postos de troca especializados. Hoje tal brinde pode ser considerado item de colecionador, podendo ser comprado online por preços entre R$8 a 300R$.
Outro brinde memorável que também gerou lendas em escolas, foram os pequenos engradados da Coca-Cola, tal brinde não passava de nada mais que miniaturas de garrafas de vidro, famosas durante os anos 80, elas vinham em 6 unidades com direito a um pequeno engradado. A lenda formada em torno foi que, dentro das garrafas havia um líquido preto, pessoas falavam que era “xarope de cola”, “o próprio refrigerante Coca-Cola”, “veneno”, “mercúrio”, entre outras substâncias do imaginário popular. Se quiser saber o que há dentro por você mesmo, esse brinde custa hoje em dia por volta de R$10 a R$200 internet adentro. A Coca fez um pequeno repeteco do mesmo em 2000 e 2014, porém as garrafas, agora também podendo ser usadas como chaveiros, eram feito de plástico e não continham o líquido misterioso dentro.
No começos do anos 90 outro brinde, também dado por ela, “DonaCoca”, os yoyos da Coca-Cola, as crianças passavam grande parte do tempo do recreio, as tardes nas praças e condomínios tentando aprender novo truques para esse brinquedo de barbante, plástico e uma estampa de algum produto da companhia (Sprite/Fanta). Hoje tal brinde varia entre R$100 e R$150 nas internets.
Quem viveu nos anos 90 tem uma paixão nostálgica pelo próprio brinde a ser apresentado. Tazos, pequenos círculos de plásticos distribuídos dentro de salgadinhos, foram um “Boom!” de venda para Elma Chips, os pequenos discos vinham com estampas de certos desenhos animados, variantes da época e dos contratos de direito a imagem. Você podia apostar com seus colegas, e em campanhas mais futuras, houveram Tazos desenvolvidos justamente para jogos de apostas, até certos acessórios como porta-tazo e afins. Você pode encontrá-los por R$20 a R$245.
Quando um brinde é bem aplicado a uma marca ou campanha ela ativa dopamina ao usuário, fazendo com que ele sinta um bem estar tremendo, agregando valor à sua marca e fidelizando ainda mais seus clientes.